RELATÓRIO ANUAL:
APENAS 2,29% TÊM PERDA AUDITIVA

PR – O relatório anual divulgado pela Ver & Ouvir nesta semana revelou que apenas 2,29% das crianças da região noroeste do Paraná apresentaram alguma perda auditiva. De acordo com os resultados, as crianças avaliadas apresentaram uma boa saúde auditiva. No entanto, o setor de fonoaudiologia do projeto ressaltou que o maior índice de perda auditiva condutiva, indica a necessidade de uma avaliação e acompanhamento otorrinolaringológico e/ou fonoaudiológico da audição destas crianças.
O relatório, que contém mais de duzentas páginas, foi entregue aos representantes das prefeituras das cidades atendidas pela Ver & Ouvir (Paranavaí, Amaporã e Nova Aliança do Ivaí) e diz respeito ao fechamento dos registros de atendimentos de dezembro de 2004 a dezembro de 2005 . As estatísticas também foram disponibilizadas no site www.vereouvir.org.br. A coordenação do projeto frisou que o relatório é uma síntese do trabalho na fase diagnóstica, feita à mão, baseada apenas nos relatórios diários de campo.
fase terapêutica continua em andamento, até pelo menos, fevereiro de 2006. Nesta época se encerra o convênio 274/2003 com o Ministério da Saúde. Será neste período que ocorrerá a entrega aos municípios receptores do banco de dados com todos os atendimentos compilados e relatando nominalmente todos os procedimentos executados em cada indivíduo.





 
   

AÇÃO: INSTITUIÇÃO PARTICIPA DE PROGRAMA

PR – O trabalho da Ver & Ouvir no Paraná será o tema do programa Ação. A atração comandada por Serginho Groisman na Rede Globo exibirá o dia-a-dia da instituição. Durante dois dias, a reportagem do programa acompanhou de perto os atendimentos na sede de Paranavaí e visitou as famílias de algumas crianças em tratamento. No distrito rural de Graciosa, a equipe conheceu a rotina de Letícia Lara Lupas, aluna da Escola de Graciosa que recebeu óculos após a consulta na Ver & Ouvir. No estúdio, Serginho Groisman recebeu para um bate-papo o padrinho do projeto, Luciano Szafir e a Vice-Presidente Rozanna Maya. O apresentador elogiou o trabalho e classificou como essencial iniciativas como a da Ver & Ouvir, na luta pela qualidade de vida para as crianças brasileiras. Segundo a produção do programa, a exibição está prevista para o dia 7 de janeiro.




   
   

TEATROTERAPIA LEVA CRIANÇAS AO PALCO PELA PRIMEIRA VEZ

PR – Alegria, agitação e muita emoção. Essa foi a reação de mais de 180 crianças de Paranavaí ao conhecerem o Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa. A maioria foi pela primeira vez ao teatro. O evento foi uma promoção da Ver & Ouvir em parceria com órgãos municipais.
Camila Bah, responsável pela teatroterapia em Paranavaí, organizou as atividades para as crianças. As visitas ao teatro ocorreram durante cinco dias, devido ao grande número de alunos participantes da oficina. Os alunos das Salas Especiais das escolas municipais de Paranavaí [incluindo as escolas distritais de Graciosa e Mandiocaba] realizaram atividades práticas no palco e puderam sentir o 'gostinho' de subir ao tablado. Eles encenaram trechos das peças de autoria própria e tiveram acesso total aos bastidores do teatro.

Teatroterapia apóia processo terapêutico

A oficina está sendo oferecida aos alunos de Salas Especiais na cidade de Paranavaí. A teatroterapia foi desenvolvida pela presidente da Ver & Ouvir, Thais Beraha e se trata de um processo terapêutico onde se utilizam técnicas e métodos teatrais para trazer à tona as projeções emocionais mais profundas e inexploradas de um indivíduo. A terapia é aplicada em forma de jogos, brincadeiras e atividades teatrais, não permitindo que a pessoa em tratamento se sinta como um “paciente” e sim “atuante”, participativo e necessário em todas as etapas do processo.

 
     
     

FÉRIAS NÃO INTERROMPERÃO TERAPIAS

PR – Cerca de 400 crianças na Ver & Ouvir não ficarão sem as sessões semanais de terapia. O processo terapêutico da fonoaudiologia, psicopedagogia e teatroterapia não irão sofrer interrupção durante as férias escolares que iniciam nesta sexta, dia 16. A partir do dia 3 de janeiro, a programação de férias na sede de Paranavaí oferecerá sessões com pais e crianças na psicopedagogia. Atividades em grupo com a teatroterapia também estão programadas. No dia 16 será a vez da fonoaudiologia retomar a fonoterapia com mais crianças, inclusive as que estão na lista de espera.



 
     
 
 

Padrinho
Luciano Szafir


:::::::::::: Rio de Janeiro

Presidente
Thais Beraha

Vice-Presidente e Coordenação Nacional
de Projetos

Rozanna Maya

Coordenação Regional
Sebastião Carlos Gulla

Coordenação Administrativa
Jussara Borges

Coordenação Nacional
de Comunicação

Eduardo Rodrigues

Coordenação Nacional
de Teatroterapia

Thais Beraha

Assistente Administrativo
Gutembergue Junior


:::::::::::: Distrito Federal

Sub-Coordenação Nacional
Sérgio Coelho




:::::::::::: Paranavaí - PR

Coordenação Regional

José Edegar Pereira

Auxiliar Administrativa
Lígia Carolina

Controle de Atendimentos
Gutembergue Junior

Operacional
Paulo Borges



::::::::::::::::: Newsletter

Redação e Edição

Eduardo Rodrigues e Gutembergue Junior

Edição Gráfica
Eduardo Rodrigues

 

COLABORADORES:


     

 

É proibida a reprodução do conteúdo dessa newsletter sem a citação da fonte.
Todos os direitos reservados.
Copyright © 2005 OSCIP Ver & Ouvir: www.vereouvir.org.br
Caso não queria mais receber essa newsletter envie um e-mail com o assunto REMOVER clicando aqui.